segunda-feira, 5 de junho de 2017

Indústria de Alimentos


Não basta mais apenas ampliar a produção de alimentos. É preciso oferecer comida com qualidade, mais barata e sem causar danos ambientais. Isso é possível?
Entre os profissionais chamados a encontrar respostas a esses novos desafios figura o farmacêutico especialista em alimentos.
Vários profissionais atuam na
área, mas, ressalte-se, o farmacêutico é o único que, cientificamente, conhece as interações entre alimentos e entre alimentos e medicamentos, mecanismo de absorção do produto pelo organismo e todo o seu metabolismo.
farmacêutico é um profissional de suma importância na cadeia produtiva de alimentos, dado o fato de ser detentor de amplo conhecimento sobre Patologia, Bioquímica, Farmacotécnica, entre outras áreas.
Sua formação acadêmica faz com que ele seja diferente dos demais, como nutricionistas e engenheiros de alimentos.

Como é a atuação do farmacêutico na Indústria de Alimentos?

Na indústria, o farmacêutico tem atuação em toda a cadeia produtiva, desde a captação da matéria prima, até o acompanhamento do produto, no mercado, é como na indústria de  medicamentos, deve acompanhar todas as fases do produto para garantir a qualidade do alimento que chega ao consumidor.
A profissão farmacêutica é uma das mais versáteis e há uma grande  variedade de atividades em que esse profissional se faz presente e necessário, dando-se enfoque para a área de indústria,tanto farmacêutica como alimentícia, e a farmacovigilância.


O farmacêutico bromatologista é aquele que estuda alimentos. Geralmente trabalham em laboratórios de controle de qualidade, inspeção, vigilância sanitárias, desenvolvimento de novos produtos, setor produtivo de indústrias, instituições de pesquisa como universidades e órgãos públicos.
O início da atuação farmacêutica na área alimentícia no Brasil tem início em laboratórios do governo estaduais, onde executa análises bromatológicas químicas. Em 1892 foi criado o Instituto de Análises Químicas e Bromatológicas de São Paulo, depois chamado de Instituto Adolfo Lutz e do Laboratório Bromatológico no Rio de Janeiro. Era feito o controle de bebidas, medicamentos e alimentos.
Um exemplo de sucesso na história é o farmacêutico alemão Henri Nestlé (Heinrich Nestlé), criador da farinha Nestlé e fundador da empresa multinacional Nestlé. Henri, formulou uma farinha à base de leite de vaca em 1867, para o filho de um amigo que negava o leite materno, e esta revelou-se bastante nutritiva.



                                                                       Jéssica Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário