Melatonina , o famoso hormônio do sono torna-se legal a manipulação no Brasil com receita médica.
Recentemente, um juiz da 3 ª Vara Federal do Distrito Federal autorizou a Active Pharmaceuticals a importar e comercializar, em farmácias de manipulação, a melatonina — isso apesar de ela não ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na prática, a decisão facilita o acesso a essa substância para fins terapêuticos, uma vez que, até então, o paciente precisava importá-lo, mesmo se tivesse receita médica.
Antes de tudo, vale destacar que estamos falando de um hormônio naturalmente produzido pelo organismo”, ressalta José Cipolla-Neto, professor da Universidade de São Paulo (USP) e um dos maiores especialistas nos efeitos dessa molécula. Entre outras tantas funções, a melatonina incita a sensação de sonolência e é fabricada em larga escala quando estamos em um ambiente escuro (por isso que temos mais vontade de dormir à noite e, por outro lado, maior dificuldade de adormecer ao ficar mexendo em dispositivos que emitem luz).“Sua utilização está referendada internacionalmente para distúrbios do sono e dos ritmos biológicos”, garante Cipolla-Neto. “Ela é prescrita corriqueiramente para tais condições. E eu diria que isso ocorre até no Brasil”, completa.
A Anvisa liberou ou não?
A decisão da Justiça, portanto, não regulariza a venda por aqui — ela basicamente autoriza uma empresa a importar o hormônio e o repassar a farmácias de manipulação, que então podem usá-lo como insumo. Isso, claro, desde que o paciente tenha uma receita em mãos.
Para mais informações e detalhes acesse a fonte abaixo:
Fonte:http://saude.abril.com.br/medicina/hormonio-do-sono-agora-e-achado-em-farmacias-de-manipulacao/
Opinião pessoal:
Opinião pessoal:
A melatonina é utilizada para melhorar ou regularizar o ciclo do sono por muitos atletas, e por consequência melhorar a secreção de hormônios para fins estéticos uma vez que o atleta apresente problemas de sono. Além disso,ela pode ser utilizada para o tratamento de insônia podendo substituir o uso de benzodiazepinas, sem falar que ela é um potente antioxidante. Tendo em vista que, ela já é utilizada em diversos países, estes que não apresentam problemas relevantes com seu comercio,em minha visão é um atraso o Brasil não disponibilizar sua comercialização livre tanto em farmácias como em lojas de suplementos.
Samuel Ferraz Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário